sábado, 16 de janeiro de 2010

O mais longo eclipse solar


Por:Ana Taborda
15 JANEIRO 2010
Foi o primeiro eclipse solar do ano. E o mais longo a que se poderá assistir até 23 de Dezembro de 3043, calculam os astrónomos. Milhares de pessoas nos continentes africanos e asiático assistiram, hoje, ao fenómeno. A rota do eclipse atingiu o seu ponto máximo nas águas do oceano Índico – o anel de luz durou 11 minutos e oito segundos. Mais tempo só daqui a mais de mil anos, estima a NASA.
O eclipse começou em África e prosseguiu pela Ásia, onde foi visível nas Maldivas, sul da Índia, Sri Lanka e China. Centenhas de milhares de pessoas saíram às rua para ver o eclipse, alguns com óculos especiais, outros com radiografias ou sem qualquer protecção. Na China, muitos astrónomos tiraram o dia só para assistir ao fenómeno. O eclipse desta sexta-feira é classificado como anular porque, apesar da sombra da lugar ficar centrada sobre o sol – como acontece nos eclipses totais – não o encobre totalmente, gerando um formato semelhante a um anel.
O próximo eclipse do ano será no dia 11 de Julho. Mas, nesse dia, será um eclipse total: a sombra da lua cobrirá totalmente o sol.

Sem comentários:

Enviar um comentário