quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

20 anos da libertação de Nelson Mandela

Comemorações na África do Sul

Comemoram-se esta quinta-feira os 20 anos da libertação do líder histórico Nelson Mandela.
Foi com ‘Viva Mandela!’ que os veteranos da guerra anti-apartheid que antigos activistas se fizeram ouvir, numa marcha simbólica que passou pelos portões da antiga prisão de Victor Verster em Paarl, perto da cidade do Cabo, que tinha por objectivo festejar o aniversário da libertação de Nelson Mandela, a 11 de Fevereiro de 1990.
Quanto aos pesos pesados do movimento de libertação, primaram pela ausência, a começar pelo próprio Mandela, Winnie Madikizela-Mandela ou até o próprio presidente, Jacob Zuma, de acordo com o diário britânico ‘The Guardian’.
Nascido em 1918, Nelson Mandela dedicou a sua vida a lutar contra a supremacia branca no seu país.
Estudou Direito e incitou os sul-africanos negros a revoltarem-se contra o tratamento injusto de que eram alvo, por parte do Governo. Participou em protestos e boicotes, tendo-se tornado no principal representante do movimento anti-apartheid, o que o levou a ser considerado pelo Governo sul-africano como terrorista.
Acusado de traição, foi sentenciado a prisão perpétua e conseguiu obter a atenção internacional para as questões relacionadas com o racismo, que o Governo do apartheid impunha.
Esteve na prisão durante 27 anos, até ser libertado em 1990, com 72 anos. Em 1994 tornou-se no primeiro ministro negro na história da África do Sul.
Apesar de ser ter retirado da vida política em 1994, Mandela continua a dar voz às questões que afectam o seu país e ao resto do mundo, tais como sida, pobreza e direitos humanos. Também é um dos responsáveis pela África do Sul ter sido eleita como país onde se realizará o campeonato mundial de futebol em 2010.

in...Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário