terça-feira, 23 de junho de 2009

Prof. Janeiro Acabado



Não podendo ser aqui exaustivos em referências ao Professor Janeiro Acabado e à sua obra, deixamos uma breves notas extraídas do folheto publicado aquando da homenagem prestada em 1988:
- MANUEL ANTÓNIO JANEIRO ACABADO nasceu na então aldeia de Pias, concelho de Serpa, a 24 de Novembro de 1888.
- Faleceu em 12 de Fevereiro de 1970.
- Diplomado pela Escola Normal de Coimbra, que frequentou de 1914 a 1916.
- «... Dedicou toda uma vida ao Ensino, e de forma especial ao ensino inicial da leitura, de que é prova o seu tão conhecido Método Janeiro Acabado, bem como à formação de Professores para o ensino primário, de que é prova a sua responsabilidade na criação das Escolas do Magistério Primário de Beja nos anos 30 e 50».
- Foi Professor do Ensino Primário, inspector, vogal do júri único dos Exames de Estado do Magistério Primário, Vogal da Junta Nacional de Educação, Presidente do Júri dos Exames de Adultos do Distrito de Lisboa; até à sua morte, exerceu o cargo de director da Escola do Magistério Primário de Beja (que fundara em 1956).
- Em 10 de Julho de 1956 foi condecorado pelo presidente da República, General Craveiro Lopes, com o grau de Cavaleiro da Ordem de Instrução Pública.
- A sua obra é vastíssima: obra didáctica; obra pedagógica; obra sobre folclore; conferências.
Da sua obra didáctica distinguem-se: os trabalhos sobre iniciação à leitura; os livros didácticos propriamente ditos; os livros de literatura infantil.
1938 – Publica Livrinho Para Aprender a Ler, revelador de uma vida dedicada ao ensino e de uma profundidade de conhecimentos e fundamentação psico - pedagógica.
1941 – Publica Ensinemos a Ler, precursor da Campanha Nacional Contra o Analfabetismo.
1946 – Publica A Leitura Inicial e o seu Globalismo, In Criança Portuguesa.

3 comentários:

  1. Frequentei a escola fundada pelo Professor Janeiro Acabado e fui aluna da filha do Professor, da Dra. Conceição Janeiro Acabado

    ResponderEliminar
  2. Tive a honra de ser aluno do sr.professor Janeiro
    Acabado,num Estabelecimento do Ensino Liceal,em
    Setúbal.
    Carlos Nabeiro.

    ResponderEliminar
  3. O meu amigo deve estar a fazer confusão: quem certamente foi seu professor, foi António Janeiro Acabado, filho do Prof. Janeiro Acabado.
    Volte sempre...

    ResponderEliminar