sexta-feira, 19 de junho de 2009

Dr. Alberto Janes


Não sei, não sabe ninguém

Por que canto o Fado

Neste tom magoado

De dor e de pranto

E neste tormento

Todo o sofrimento

Eu sinto que a alma

Cá dentro se acalma

Nos versos que canto



Foi Deus

Que deu luz aos olhos

Perfumou as rosas

Deu oiro ao sol

E prata ao luar

Foi Deus que me pôs no peito

Um rosário de penas

Que vou desfiando

E choro a cantar

E pôs as estrelas no céu

E fez o espaço sem fim

Deu o luto às andorinhas

Ai, e deu-me esta voz a mim



Se canto

Não sei o que canto

Misto de ventura

Saudade ternura

E talvez amor

Mas sei que cantando

Sinto o mesmo quando

Se tem um desgosto

E o pranto no rosto

Nos deixa melhor



Foi Deus

Que deu voz ao vento

Luz ao firmamento

E deu o azul às ondas do mar

Foi DeusQue me pôs no peito

Um rosário de penas

Que vou desfiando

E choro a cantar

Fez poeta o rouxinol

Pôs no campo o alecrim

Deu as flores à primavera

Ai, e deu-me esta voz a mim.



Alberto Janes, natural de Reguengos de Monsaraz, Licenciado em Farmácia foi autor privativo de Amália Rodrigues; escreveu alguns dos seus melhores fados: Foi Deus, Vou dar e Beber à dor, É ou não é, Caldeirada, etc... A C.M.Reguengos perpetuou o nome do autor dando o seu nome a uma das artérias da cidade.

4 comentários:

  1. Guilherme Gomes Ramalho, Sou filho de Guilherme Janes Ramalho, primo de Alberto Alberto Janes e estou na Holanda, tenhoi muitas saudades de todos, Deixo aqui um abraço á familia e amigos.
    Tambem gostaria de acrescentar um promenor. Sabiam que o fado Foi Deus que acima esta escrita a letra foi devolvido pela Sr Amalia pensando que este grande homem era mais um desgraçado que nao tinha onde cair morto, com uma moedita?
    Pois é verdade, se não fosse a insistencia dele o fado Foi Deus nunca teria vindo a publico.

    ResponderEliminar
  2. Não poderia deixar de dizer que a família Janes é única em Portugal, e sem dúvida que se tem revelado uma família de artistas! Seria bastante engraçado descobrir-se através de assinaturas o número de pessoas pertencentes á família Janes!

    Beatriz Janes Martins

    ResponderEliminar
  3. Também sou Janes (meu nome é Rubens Janes). Sou filho de José Janes que é filho de Buenaventura, mais conhecido como Ventura, espanhol nascido em Fuentes Nuevas em 1867 e emigrou para o Brasil em 1891. Acredito, pelo que tenho conhecimento é que o sobrenome Janes teve início na Inglaterra e daí se espalhou pelo mundo, principalmente Espanha e Portugal. O ramo português deve de ser o mesmo da espanha. Portanto, acredito que milhares de Janes existem espalhados pelo mundo afora.

    ResponderEliminar
  4. devemos ser mesmo muitos lol sem duvida a melhor família de portugal :) Pedro Janes

    ResponderEliminar