quinta-feira, 26 de novembro de 2009

República do Kavaquistão


Cavaco condecora chinês com cadastro
26 NOVEMBRO 2009 (CM)

O Presidente da República condecorou na terça-feira um cidadão chinês com cadastro. Jin Guoping é considerado um dos maiores especialistas no estudo das relações históricas entre Portugal e China e há 15 anos foi condenado em Portugal pelo crime de auxílio à imigração ilegal, refere a TSF..
No entanto, ninguém sabia que Jin Guoping não tinha o registo criminal limpo. Agraciado com a Ordem do Infante D. Henrique, Guopin foi condenado em 1994 por ser o líder de uma rede de auxílio à imigração ilegal na Península Ibérica, que tentava passar cidadãos chineses para os Estados Unidos.
O então tradudor de chinês e português reclamou a inocência, mas o tribunal condenou-o a 15 meses de prisão com pena suspensa.

in... Sábado

2 comentários:

  1. Sabe que tipo de "imigração"ilegal ele patrocinava? Não?
    Então eu digo-lhe: ajudava dissidentes a fugir, tal e qual como durante décadas fizemos relativamente a gente que queria pular o Muro de Berlim. Isto não passa de campanha orquestrada pela máfia da embaixada de Pequim em Lisboa. Não tenha ilusões.
    Pelo contrário e tal como Charles Boxers, este historiador tem prestado inestimáveis serviços de pesquisa histórica da expansão e presença portuguesa na Ásia. Tomáramos nós termos meia dúzia de historiadores que lhe cheguem aos calcanhares.

    ResponderEliminar
  2. De José C. Ramalho a 27 de Novembro de 2009 às 02:32
    Caro Nuno Castelo-Branco
    Obrigado por comentar no meu blog o artigo que inseri, mas como verificou saíu na Sábado e não inventei ou difamei o dito Historiador. Apenas como referência a mais uma das muitas condecorações que os politicos atribuem a personalidades, por vezes, muito duvidosas. No que concerne à liberdade de expressão e pensamento, é um direito consagrado na Constituição da República Portuguesa desde 1976.
    Cumprimentos... volte sempre...
    JC Ramalho

    ResponderEliminar