domingo, 25 de outubro de 2009

Rio de Janeiro em Guerra

http://aeiou.expresso.pt/fotogaleria-rio-de-janeiro-em-guerra=f543342
O Rio de Janeiro é palco de violentos confrontos entre tropas do exército e da polícia e moradores das favelas cariocas, agora ainda mais estigmatizados com a construção de muros que os separam da "cidade maravilhosa".

Na mega-operação em curso contra o crime organizado, em especial o narcotráfico, até agora cerca de 40 pessoas perderam a vida. Há vítimas dos dois lados, e ninguém pode assegurar quem começou a guerra.
A crescente onda de violência que no passado fim-de-semana atingiu o Rio de Janeiro - que vai acolher o Campeonato do Mundo de futebol em 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 - ameaça tirar o brilho ao clima de festa que se vive na cidade e no resto do país.
O Brasil ascende como uma nova potência e emerge com força em busca de um lugar no centro da política mundial. O país passou de devedor para credor do Fundo Monetário Internacional, registou vitórias na Organização Mundial do Comércio contra os Estados Unidos e fez uma parceria estratégica com a União Europeia.
Conquistou, também, prémios concedidos por organizações internacionais, como por exemplo a Unesco. Através dos programas sociais, o Brasil cumpriu o primeiro dos Objectivos do Milénio - reduzir a pobreza para metade em 25 anos - dez anos antes do prazo final. Apesar disso, o fosso da sociedade brasileira permanece. Um rico no Brasil gasta em três dias o que um pobre gasta durante um ano.
A guerra urbana nos bairros críticos do Rio de Janeiro - que está a ter repercussão internacional e que não é alheia aos problemas sociais - contribui para manchar o igualmente crescente prestígio do país. Curiosamente, o Brasil acaba de ser eleito para ocupar um lugar no Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário