segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Dr. Horácio Flores


Texto: João Covas Lima texto


Em Outubro, o dia surgiu triste e chuvoso. Adivinhava-se tristeza e melancolia. A notícia apareceu de repente. Horácio Flores tinha-nos deixado para sempre.
Amargurado com a alma despedaçada, embora fosse notícia esperada, resolvi escrever-te estas linhas.
Recordo a nossa vinda para Beja, os envolvimentos que era preciso vencer, a chegada ao velho Hospital da Misericórdia.
A tua missão nessa altura era instalar o novo hospital que a D. Lina Fernandes tinha doado a esta terra.
O novo hospital nasceu contigo, cirurgião que o Hospital de Santa Maria via abalar, pelos teus conhecimentos não só médico-cirúrgicos mas também pela parte administrativa. O Hospital de José Joaquim Fernandes nasceu e depressa cresceu.
O internato e a formação médica conduzidos pela tua mão envaideceram Beja, e tornaram o nosso hospital numa referência nacional e mesmo Internacional.
Depois foi a luta pela Escola de Enfermagem, que também tu venceste. Beja médico-cirúrgica deve-se a ti, à tua personalidade, à tua competência e dignidade.
Soubeste respeitar os médicos antigos que por cá labutavam e trabalhavam arduamente, e contigo cresceram com dignidade e competência os médicos novos que escolhiam a nossa cidade para se instalarem e começarem a sua vida.
Tenho o orgulho de ter sido o teu maior amigo e companheiro de todas as vivências.
Por vezes discordámos, o que achávamos salutar, mas nunca a nossa amizade esfriou, antes pelo contrário.
O teu Diploma de Cidadão de Mérito foi recentemente por mim recebido das mãos do Sr. governador civil. Foi a última vez que me senti em perfeita sintonia com o amigo que não tardaria a partir.
A tua Chica e as tuas filhas poderão contar com o prolongamento desta amizade que teve a sua origem na profissão comum e que se cimentou no convívio do dia-a-dia.
Meu caro Horácio, meu bom amigo, vou sentir muitas saudades.
Ficas fazendo muita falta a esta terra que adoptaste e a este amigo que nunca te poderá esquecer.



in... Diário do Alentejo

Sem comentários:

Enviar um comentário